3 de julho de 2017

Arte - Fotografia - Definição


A fotografia é o processo e a arte que permite registrar e reproduzir, através de reações químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura.

O princípio da câmara escura consiste em projetar a imagem que é captada por um pequeno orifício sobre a superfície. Desta forma, o tamanho da imagem é reduzido e pode aumentar a sua nitidez.


O armazenamento da imagem obtida pode realizar-se numa película sensível ou em sensores CCD e CMOS ou memórias digitais (no caso da chamada fotografia digital).

O daguerreótipo, inventado por Louis Daguerre em 1839, é considerado o precursor da fotografia moderna. Daguerre utilizava uma camada de nitrato de prata sobre uma base de cobre. O positivo era projetado em mercúrio e a imagem era fixada ao introduzir a placa numa solução de cloreto de sódio ou tiossulfato sódico diluído.


George Eastman foi um grande impulsor da fotografia quando, em 1888, apresentou a primeira máquina fotográfica Kodak com rolo de papel fotográfico. Esta técnica substituiu as placas de vidro. Outro passo importante teve lugar em 1948, com o lançamento da técnica Polaroid que permite revelar as fotos em apenas um minuto.

Hoje em dia, as fotografias costumam ser retocadas com software (por computador), que elimina imperfeições e realça as cores, por exemplo.

É importante ter em conta que, para além de ser utilizada com fins científicos, a fotografia passou a constituir-se como uma arte. As imagens tiradas pelos fotógrafos artísticos são exibidas em exposições e museus

FOTOGRAFIA - A ARTE DE FOTOGRAFAR



 maria tereza cichelli
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...