28 de julho de 2017

Arte - Pintor - Político - Renato Guttuso


Renato Guttuso, nascido Aldo Renato Guttuso ( Bagheria , 26 de de Dezembro de 1911 - Roma , 18 de Janeiro de de 1987 ) foi um pintor e político italiano incorretamente referido como expoente do realismo socialista , o protagonista do neo-realista pintura italiana que falou na frente dos artistas novas Artes.

Filho de Joachim, agrimensor e aquarelista amador, e Giuseppina D'Amico - que preferiu registrar o nascimento em Palermo em 2 de janeiro, 1912 devido a divergências com a administração local de Bagheria, devido às idéias liberais cônjuge - o pequeno manifestados Renato precocemente a sua predisposição para a pintura.

Influenciado do hobby de seu pai e por frequentar o estúdio do pintor Domenico Quattrociocchi , bem como vagões oficina do pintor Emilio Murdolo , o jovem Renato começou apenas treze anos de idade para assinar e datar suas pinturas. Estes eram em sua maioria cópias (Sicília paisagistas do século XIX, mas também franceses como Millet e artistas contemporâneos, tais como Carrà ), mas havia retratos originais. Durante a adolescência, ele também começou a frequentar o ateliê do pintor futurista Pippo Rizzo e os círculos artísticos de Palermo. Em 1928 , apenas dezessete anos participou de sua primeira exposição coletiva em Palermo.

Sua arte, ligada à  expressionismo , também foi caracterizado por forte compromisso social, que o levou à política de experiência como um senador do Partido Comunista Italiano por dois mandatos, durante o secretário de Enrico Berlinguer.



maria tereza cichelli
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...