29 de julho de 2017

Cultura - Arte - Dança Indiana - Kathakaliem


O Kathakaliem é um tipo de dança do Norte da Índia. Ela explora os movimentos leves e um pouco mais lentos, uma das partes do corpo mais usadas, são o olhar e também os pés. Conhecida por ser uma dança bonita e difícil. Originado no estado de Kerala, ao Sudoeste da Índia, é um estilo de Teatro-Dança Clássico indiano. Considerado um estilo recente de representação, com aproximadamente 500 anos de existência.

A imponência Expressiva.

A beleza em forma e movimento. O refinamento em arte, onde teatro e dança se combinam, se entrelaçam de forma única, sem distinção, gerando um dos, se não o, estilo mais rico em detalhes e dramaticidade; personagens sobrenaturais, Demônios e Deuses altamente elaborados em sua movimentação e principalmente no poder expressivo. Tudo é mágico e sagrado, fascinante e meticuloso, com formas não imaginadas. Essa antiga arte trabalha com a profundeza dos gestos, adquiridos por treinamentos intensos. Os movimentos dos olhos, por exemplo, exigem um treinamento de no mínimo 4 horas diárias.

Em nenhuma outra formação teatral do mundo encontra-se tanta complexidade e precisão na formação de um ator como no teatro Kathakali. Os atores possuem uma rotina diária, acordando às 4h da manhã, com massagens, exercícios físicos e de olhos, treinamento de passos, coreografias e memorização dos textos clássicos e a prática de ritmos.

Todo esse processo serve para que seja desenvolvida uma musculatura fora dos padrões normais, tornando-se modelado e hábil para manter bem e agüentar a quantidade de liberação de energia durante o espetáculo. A disciplina dos atores é feita com severa punição dos erros, acreditando que, assim, exista um melhoramento da concentração e da mente. A supervisão de todo esse aprendizado fica na responsabilidade do Guru, palavra que em indiano significa "aquele que dispersa a sombra".



maria tereza cichelli
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...