18 de julho de 2017

Cultura - História - Trovador - Trovadorismo


O Que São Trovadores?

No período medieval existiu um regime literário em Portugal, nossa pátria mãe, que era denominado de Trovadorismo. E nessa época existiam artistas nobres que criavam poesias e as cantavam. Esses artistas eram os chamados trovadores, isto é, eram pessoas que faziam composições poéticas e colocavam melodias.

No entanto, a denominação de trovador só era dada aos escritores e compositores que possuíam origem nobre. Os compositores de origem pobre recebiam o nome de Jogral, e isso refletia bem a cultura da época, onde existia a separação de classes.

De uma forma geral os trovadores eram homens, no entanto existiram trovadoras (mulheres que faziam suas composições cantadas) que eram também de origem nobre. No caso das mulheres que tinham origem pobre, e fizeram composições receberam a denominação de jogralesas.

Hoje em dia, o termo trovador é utilizado para pessoas que trabalham com rimas e versos improvisados, sendo pessoas muito presentes na cultura popular brasileira, tanto que no dia 18 de julho é comemorado o dia do Trovador. Todo trovador é considerado um poeta.


O Trovadorismo

O trovadorismo é tido como o primeiro movimento literário de língua portuguesa. Surgiu na idade média – no período de 1180 a 1420. A época em que ocorreu o trovadorismo era baseada pela vivência do feudalismo (organização social e política baseada na relação servis, entre o senhor feudal e os servos), que já estava entrando em decadência, e o teocentrismo, que transmitia a ideia de que Deus era o centro de todo o universo.

Nessa época, a Igreja Católica exercia uma grande influência sobre a sociedade europeia, sendo o maior senhor feudal da época. Por isso, a Igreja era muito influente tanto nas questões culturais e nos pensamentos das pessoas, inclusive dos próprios trovadores.

O termo trovador é originado desta manifestação literária e representa os compositores que escreviam seus textos (poesias) e posteriormente, com auxílio de instrumentos musicais da época (a viola, a lira ou a harpa) cantavam as suas composições.

O trovadorismo foi uma manifestação artística e cultural que surgiu após o fim das cruzadas, pois antes todas as manifestações culturais de Portugal estavam estagnadas, pois o país estava preocupado com as expedições medievais realizadas em nome de Deus, com o objetivo de unificar o mundo cristão que fora separado no “cisma do oriente”.



maria tereza cichelli
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...