27 de julho de 2017

Literatura - Escritor - Honoré de Balzac


Honoré de Balzac

Honoré de Balzac (1799-1850) foi um importante escritor francês, um dos fundadores da Escola Realista na França.

Honoré de Balzac nasceu em Tours, na França, no dia 20 de maio de 1799. Entre 1807 e 1813 estudou no colégio de Vendôme. Desde cedo sonhava em ser escritor reconhecido. Em 1844 a família muda-se para Paris. Com vinte anos completa o curso de Direito e inicia um estágio, sem nenhuma vocação.

Em 1819, com uma vida difícil, a família muda-se para Villeparisis. Sob os protestos da família, Honoré anuncia sua decisão de dedicar-se à literatura e permanece na França. Em 1820 completa sua primeira obra, a tragédia “Cromwell”, que ele mesmo classificou como deplorável. Vai para junto de sua família e inicia um grande número de obras comerciais, com os pseudônimos de Lord R’Hoone e Horace de Saint-Aubin, para não comprometer seu nome.

Em 1823 passa a colaborar com jornais e periódicos. Em 1829, publica “Os Chouans” a primeira obra escrita com seu verdadeiro nome. A publicação foi um sucesso, abriu as portas dos editores para seu verdadeiro gênero – a crônica dos costumes da sociedade que o rodeava.

Durante os vinte anos seguintes produz grande número de obras, em geral, romances psicológicos baseados na vida contemporânea francesa. Foi o primeiro a escrever novela de ficção realista. Escreveu cerca de noventa e cinco romances e novelas, dos quais a maior parte forma a “Comédia Humana”, iniciada em 1841, um verdadeiro espelho da época. Honoré de Balzac faleceu em Paris, França, no dia 18 de agosto de 1850.



maria tereza cichelli
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...