2 de agosto de 2017

Arte - Pintor - Lasar Segall


Biografia de Lasar Segall

Lasar Segall (1891-1957) foi um pintor lituano, radicado no Brasil. Sendo precursor do expressionismo, era comedido em seus traços, em suas cores e em suas representações.

Lasar Segall (1891-1957) nasceu em Vilna, capital da República da Lituânia no dia 21 de julho de 1891. Ainda criança já mostrava interesse pelo desenho. Com 14 anos ingressou na Academia de Desenho de sua cidade. Em 1906, foi para Berlim, Alemanha, estudar na Academia Imperial, onde permanece durante cinco anos. Em 1911, mudou-se para a cidade de Dresden, onde estudou na Academia de Belas Artes.

As lutas iniciais do pintor foram enormes, por introduzir ideias novas e revolucionárias, totalmente diversa da existente. Em 1912, Segall veio para o Brasil, onde já estavam seus irmãos. Em 1913, faz duas exposições individuais, em São Paulo e em Campinas, ainda sem grande repercussão. E dessa época seu quadro "Dois Amigos". Voltou para Europa e em 1918, casou-se com Margarete Quack.

Lasar Segal retornou ao Brasil em 1923, e dedicou-se à pintura. Sendo precursor do expressionismo, seu nome está ligado ao movimento expressionista da escola alemã. Era comedido em seus traços, em suas cores e em suas representações. Mesmo os quadros que possuem cores vivas, traduzem aspectos sombrios. Lazar dedicou-se também ao desenho de uma série de móveis modernos.

Em 1925, já separado de Margarete, sua primeira esposa, casa-se com Genny Klabin, com quem teve dois filhos. Em 1927, pintou "Bananal". Foi viver em Paris. Em 1932, Segall retornou definitivamente para o Brasil. Participou da fundação da Sociedade Paulista Pró-Arte Moderna.

Destacam-se ainda os quadros "Homem com Violino", "Navios" e "Retrato de Mário de Andrade". Em 1957, realizou-se em Paris, a monumental "Exposição Segall", no Museu de Arte Moderna, com 61 quadros, 22 esculturas de bronze, 200 desenhos, aquarelas e gravuras. Em 1957, voltou para São Paulo

Lasar Segall faleceu em São Paulo, no dia 2 de agosto de 1957. Sua residência, na Vila Mariana em São Paulo, abriga hoje o Museu Lasar Segall, onde possui um acervo de cerca de três mil obras de arte.



maria tereza cichelli
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...