16 de agosto de 2017

Artista - Cantora - Madona


Nasce Madonna, cantora norte-americana 16-08-1958

No dia 16 de agosto de 1958 nascia, em Bay City, Michigan (EUA), Madonna Louise Ciccone, mais conhecida como Madonna ou Rainha do Pop.

Ela é uma das cantoras mais bem sucedidas do mundo, famosa tanto por seus hits, quanto por suas controvérsias e polêmicas.

Madonna passou a infância em Pontiac, um subúrbio de Detroit e Avon Township. Quando tinha cinco anos, sua mãe faleceu, vítima de um câncer de mama, aos 30 anos. A experiência de testemunhar a morte lenta da mãe foi determinante em sua vida.

Madonna cresceu rebelde e solitária. Não depilava as axilas e nem usava maquiagem como o resto das meninas, entretanto, cresceu com uma ambição forte de conseguir coisas importantes e concentrava todos os seus esforços nos estudos, conseguindo sempre excelentes notas.

Mais tarde, ela conseguiu uma bolsa de estudos de dança, na Universidade de Michigan. Apesar de Christopher Flynn, seu professor, tentar convencê-la a seguir uma carreira profissional como bailarina, Madonna deixou a universidade em 1977 e mudou-se para Nova York, onde trabalhou como garçonete enquanto frequentava companhias de balé moderno. Depois de empenhar-se como bailarinha, em grupos de artistas consagrados, participou da banda de rock “Breakfast Club” em 1979, e em 1980, em “Emmy”. Foi ali que o produtor Mark Kamins a descobriu e intermediou uma reunião com o fundador da Sire Records. Sire contratou Madonna e, em outubro de 1982, lançou seu primeiro compacto, “Everybody”, que foi um imenso sucesso, seguido, pouco tempo depois, por seu primeiro álbum, Madonna, outro enorme êxito de vendas.

Em 1984 seu segundo disco foi lançado, “Like a Virgin”, um sucesso nacional e internacional, que vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo. A faixa-título do álbum foi considerada um escândalo, sendo alvo de protestos de diversas organizações que a consideravam a favor do sexo antes do casamento e desrespeitosa aos valores familiares. Gradualmente, tanto a música de Madonna, assim como seu comportamento e sua forma de vestir, influenciaram as gerações de jovens de todo o mundo, transformando-se em ícone da cultura pop dos anos 80. Em 1986, seu terceiro álbum, “True Blue”, chegou ao mercado e foi outro sucesso instantâneo, com canções como “La Isla Bonita”, consagrando Madonna como a artista do momento.

Em 1989, lançou “Like a Prayer”, disco que novamente, causou enorme polêmica por seu conteúdo, e que é considerado seu melhor álbum. Desde então, a carreira de Madonna cresceu de maneira avassaladora e seus álbuns sempre geraram lucros e controvérsias.

Ela também já publicou livros, entre eles “Sex”, e participou de filmes como “Evita”. Por mais que passem os anos, Madonna segue surpreendendo e reinventando-se como artista, permanecendo como ídolo e referência de milhões de fãs em todo o mundo.



maria tereza cichelli
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...