8 de agosto de 2017

Cultura - Definição - Sermão


O vocábulo latim sermo chegou ao nosso idioma como sermão. De acordo com a primeira acepção do termo, um sermão é uma predicação que realiza um clérigo cristão para ensinar algo aos fiéis.

Quando um sacerdote prega um sermão, por conseguinte, pretende fazer um ensinamento relacionado com a doutrina religiosa. Outrora, os sermões eram dados em latim ainda que, com o tempo, tenham começado a desenvolver-se noutras línguas que o povo entendesse.

É importante destacar que, de acordo com a tradição cristã, o próprio Jesus-Cristo pregava sermões. Um dos sermões mais conhecidos que pregou Jesus é o Sermão da Montanha e o Pai Nosso.

Fora o contexto da religião define-se como sermão todo o discurso ou toda a expressão que procura repreender alguém. Exemplos: “Chega, pai. Já estou grande para levar com os teus sermões”, “Agora, prepara-te: teremos de ouvir o sermão da professora sobre a razão pela qual não se deve jogar futebol no salão”, “O chefe deu-me um sermão porque cheguei tarde à reunião”.

O sermão, neste sentido, equipara-se a um desafio. Suponhamos que um adolescente decide não ir para a escola e que, por este motivo, decide escapar às aulas, Quando os seus pais descobrem o que ele fez, dão-lhe um sermão sobre a responsabilidade, a importância de cumprir com as obrigações e os perigos de estar na rua e sem que nenhum adulto conhecido saiba onde está.



maria tereza cichelli

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...